População pode enviar suas contribuições até o próximo dia 11 de março; medicamento é utilizado para tratamento de Mielofribrose
Até o próximo dia 11 de março a população pode enviar suas contribuições para a consulta pública do medicamento ruxolitinibe, um medicamento utilizado para o tratamento de pacientes com mielofibrose primária, mielofibrose pós policitemia vera ou mielofibrose pós trombocitemia essencial, de risco intermediário-2 ou alto.
Inicialmente o Plenário da Comissão Nacional De Incorporação De Tecnologias No Sistema Único De Saúde (CONITEC) analisou as evidência e recomendou a não incorporação desse medicamento por considerar um tratamento paliativo, que é associado a eventos adversos. A tecnologia também não foi considerada custo-efetiva em comparação com a melhor disponível.
A mielofibrose é um tipo raro de câncer do sangue, sendo sua principal característica a produção anormal de células sanguíneas. O exame para diagnóstico dessa doença observa o aumento do baço e outros sintomas clássicos, como cansaço, respiração curta, desconforto no lado esquerdo do abdome por conta do inchaço do baço etc.
Para participar da consulta pública é necessário acessar o site da CONITEC através desse link.