Objetivo da Campanha RespirAção, que também visitou Porto Alegre, é mostrar que sentir falta de ar não é normal
A capital paulista foi palco do encerramento da Campanha RespirAção, dias 24 e 25 de outubro. Nos dois dias, o Parque Ibirapuera, um dos cartões postais da cidade, recebeu um pulmão inflável gigante, de oito metros de altura, para ilustrar e chamar atenção para o fato de que sentir falta de ar não é normal.
O espaço realizou a distribuição de folders com as informações da iniciativa, além de oferecer bicicletas estacionárias conectadas a um gerador. Nelas, os participantes puderam pedalar e “doar ar”, de maneira simbólica, para manter o pulmão cheio, que permanecerá iluminado até amanhã (25).
A Campanha Respiração teve início nos dias 14 e 15 de setembro, em São Paulo. Nas datas, cerca de 2.500 pessoas “doaram” mais de 38 mil litros de ar pedalando nas bicicletas instaladas no parque. Já em Porto Alegre, nos dias 14 e 15 de outubro, 800 pessoas foram responsáveis pela contribuição de 35.580 litros. A terceira etapa, que também contou com as bicicletas estacionárias no dia 24 de outubro, também contribui, totalizando 82.609 litros de ar “doados”.
Os principais objetivos da campanha são reforçar que a falta de ar não é normal e a conscientização sobre duas doenças respiratórias: a Doença Pulmonar Respiratória Crônica – DPOC (popularmente conhecida como enfisema pulmonar ou bronquite crônica), que possui alta prevalência na população brasileira, e a Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI), uma doença considerada rara que acomete principalmente pacientes acima de 60 anos, além da busca pelo diagnóstico preciso e, de preferência, precoce.
Iniciativa da Boehringer Ingelheim, a campanha contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) e da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do RS (SPTRS), além da Casa Hunter, Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF), Associação Crônicos do Dia-a-Dia (CDD), Rappi® e Muitos Somos Raros.