spot_imgspot_img

Março é o mês da conscientização para tipo de câncer raro

Atenção aos sintomas auxilia no diagnóstico precoce para mieloma múltiplo

Por Beatriz Simonelli 

Este mês marca a conscientização sobre o mieloma múltiplo, tipo de câncer raro que atinge a medula óssea por conta da multiplicação excessiva de um tipo de célula de defesa do organismo. Dores ósseas, cansaço e anemia estão entre os sinais mais comuns do mieloma múltiplo – fatores comuns a outras doenças – o que dificulta o diagnóstico precoce e retarda o início do tratamento.

De acordo com o Dr. Edvan Crousoé, hematologista do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (BA), a doença acomete, principalmente, pessoas com 60 a 65 anos. “Ao apresentar algum desses sintomas, pode haver confusão em pensar que a anemia seja apenas sinal de falta de ferro ou as dores nos ossos sejam por conta da idade, mas o mieloma múltiplo precisa ser lembrado”, afirma Crousoé.

Os principais sintomas do mieloma múltiplo são:

  • Dores nos ossos;
  • Anemia;
  • Insuficiência renal;
  • Fadiga;

O especialista explica que muitas vezes, quando os pacientes começam o tratamento, eles já estão muito debilitados pelas dores típicas da doença em função do diagnóstico tardio. “Um exemplo é a dependência da diálise pela insuficiência renal”, afirma o médico.

Para diminuir o tempo de diagnóstico, que costuma demorar cerca de quatro anos para as doenças raras, a recomendação é que um exame chamado “eletroforese de proteína” faça parte da rotina de cheque-up dos pacientes na terceira idade. De acordo com o médico, o mieloma múltiplo produz uma proteína única no organismo, chamada de proteína monoclonal, e o exame eletroforese de proteína são capazes de medir esse elemento no sangue.

“Apesar da doença não ter cura, o cenário é promissor, já que existem terapias mais eficientes e menos tóxicas, permitindo ao paciente uma melhora significativa na qualidade de vida e na sobrevida”. Por isso, é importante que as pessoas procurem um hematologista ao identificarem esses sintomas, principalmente na terceira idade.

Para saber mais outras doenças raras, clique aqui.

Get in Touch

spot_imgspot_img

Related Articles

spot_img

Get in Touch

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Latest Posts