História foi criada para promover a inclusão do tema entre as crianças
Por Pedro Araujo
Uma nova revista da Turma da Mônica será lançada com uma sessão de autógrafos de Maurício de Souza, no próximo domingo, dia 08, durante a XIX Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. A edição apresenta a história de Edu, um personagem de 8 anos que é diagnosticado com a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), uma doença rara caracterizada pela perda de massa muscular e a consequente degeneração dos músculos.
A história mostra personagens da Turma da Mônica contentes em participar de uma mostra cultural da escola. Ao mesmo tempo, os pais assistem a uma palestra sobre a DMD realizada pela mãe de Edu. Durante todo o enredo, os colegas incentivam a participação do personagem nas atividades e, de maneira lúdica, a busca pelo tratamento ideal, o que promove a qualidade de vida dos pacientes. A publicação será lançada no dia 8 de setembro, véspera do Dia Mundial da Distrofia Muscular de Duchenne (comemorado dia 7 de setembro).
A criação do personagem e a inclusão em uma edição especial da revista foi embasada num projeto chamado “Cada Passo Importa”, criado pela Sarepta Therapeutics, companhia líder em medicamentos genéticos para neuromusculares raras, e da Mauricio de Sousa Produções, que alertam para o desenvolvimento da doença que evolui rapidamente e atinge um em cada 5 mil meninos pelo mundo.
Ainda nos primeiros anos de vida, as crianças manifestam os primeiros sintomas da doença como a demora para andar, quedas frequentes, perda da forma muscular e a consequente incapacidade de realizar atividades simples.
Fábio Ivankovich, diretor-geral da Sarepta, conta os objetivos do projeto e da realização da publicação: “Queremos conscientizar as pessoas sobrea Distrofia Muscular de Duchenne e contribuir para promover inclusão, acolhimento e tratamento adequado aos pacientes. Mauricio e sua equipe conseguiram traduzir esta missão em histórias leves e educacionais, ao mesmo tempo, o que é muito positivo para ampliar no conhecimento sobre esta doença no país”
Para Maurício de Sousa, “o Edu se une aos demais personagens da Turma da Mônica para reforçar a importância da inclusão”.
Serviço:
Lançamento da nova revista da Turma da Mônica
Bienal do Livro Rio
Riocentro – Avenida Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
8 de setembro, às 11h, no estande da MSP 60 anos
Com informações da Assessoria de Imprensa