População tem até o dia 24/10 para enviar sugestões sobre a recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC)
Por Muitos Somos Raros
Nesta semana, o Diário Oficial da União (DOU) publicou a abertura da Consulta Pública n° 53, de 3 de outubro de 2018, que pode beneficiar pacientes portadores de esclerose múltipla (EM), doença neurológica, crônica e autoimune que atinge 35 mil pessoas no Brasil. Até o dia 24 de outubro, o público será ouvido e terá a oportunidade de se manifestar, por meio de sugestões devidamente fundamentadas, sobre a incorporação do Acetato de Glatirâmer 40mg/ml (COPAXONE® 40mg/ml), da Teva Farmacêutica Ltda, indicado para o tratamento da EM. Para participar da Consulta Pública, os interessados devem acessar o site, clicando aqui, e contribuir por meio do ícone “experiência ou opinião”. O Muitos Somos Raros reforça que a manifestação popular nesse tipo de processo é fundamental para que os pacientes da rede pública tenham acesso a terapias mais eficazes.
Sobre o tratamento em questão
De acordo com a Teva, o medicamento Acetato de Glatirâmer 40mg/ml (COPAXONE® 40mg/ml) teve seu registro aprovado pela ANVISA em 09/10/2017 e se difere do ACETATO DE GLATIRÂMER 20mg/ml (COPAXONE® 20mg/ml), já disponível no SUS, pela sua formulação, possibilitando o controle da doença com apenas três aplicações semanais, ao invés de uma aplicação diária, reduzindo, portanto, em até 60% o número de injeções. Ainda segundo estudos divulgados pela farmacêutica israelense, a eficácia e segurança do Acetato de Glatirâmer 40mg/ml (COPAXONE® 40mg/ml) foram comprovadas em um estudo chamado GALA que mostrou uma redução de 34% na taxa de surtos dos portadores da EM tratados com o medicamento. Com um perfil de segurança e tolerabilidade satisfatórios, a nova apresentação também mostrou a diminuição de 36% no que se refere às reações no local das injeções.