spot_imgspot_img

Tecnologia diagnóstica ganha espaço no Congresso Brasileiro de Genética Médica

Evento, no Rio de Janeiro (RJ), reuniu os principais especialistas em genética médica do Brasil

Por Beatriz Simonelli

Os avanços na área da genética e os desafios enfrentados pelos pacientes de doenças raras no Brasil, desde o diagnóstico até o tratamento adequado, estiveram entre os destaques do 30º Congresso Brasileiro de Genética Médica. Outro ponto alto do encontro, que contou com a participação dos principais geneticistas do Brasil, e alguns nomes importantes do exterior, foi o debate dos participantes sobre as pesquisas clínicas mais recentes que podem impactar em novas descobertas para a comunidade rara, incluindo tecnologias que façam a diferença na vida do paciente.

Outro foco do evento foi a expansão do conhecimento no diagnóstico de doenças genéticas raras e contou com a participação de três importantes instituições – Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do metabolismo (SBTEIM) e a Sociedade Brasileira de Enfermagem em Genética e Genômica (SBEGG). O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (SINDUSFARMA) também marcou presença no seminário da capital fluminense.

De acordo com o médico geneticista, Armando Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do metabolismo (SBTEIM), o congresso atingiu dimensões como nunca aconteceu antes em termos de empresas expositoras, nacionais e internacionais, tanto na área de serviço como em fornecimento de novas tecnologias diagnósticas, o que é um grande avanço. “Muitas empresas levaram propostas de terapias, não só para doenças diagnosticadas pela triagem neonatal, como também para outras doenças genéticas, o que impulsiona – e muito, a nossa especialidade”, comenta o geneticista.

Além disso, a 30ª edição do congresso também contou a participação do presidente da Associação Internacional de Triagem Neonatal, Dr. Rodney Howell, que abordou a triagem neonatal desde o seu nascimento até os dias hoje e de que forma essa área percorreu o mundo inteiro, sendo o maior programa mundial de saúde em genética médica.

“Sem dúvidas foi um evento de sucesso que, assim como em todas as outras edições, conseguiu elevar o reconhecimento da especialidade em genética perante a população que precisa dela. Além de aumentar o nível de percepção em genética junto aos outros especialistas com o objetivo de estender o benefício à população, agregar conhecimento e qualificar profissionais em prol da melhor assistência a saúde dos brasileiros”, finaliza o presidente da SBTEIM.

Get in Touch

spot_imgspot_img

Related Articles

spot_img

Get in Touch

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Latest Posts